Ultrassom focalizado de alta intensidade

NA MÍDIA

Clipping

14/03/2018

Uro-oncologista, Dr. Marcelo Bendhack, encontra o ministro da Saúde para falar do tratamento HIFU

Uro-oncologista, Dr. Marcelo Bendhack, encontra o ministro da Saúde para falar do tratamento HIFU

O Presidente da Sociedade Latino-Americana de Urologia, o uro-oncologista Marcelo Bendhack, se encontrou recentemente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para apresentar a eficácia e a segurança do HIFU (High Intensity Focused Ultrassound), terapia focal para o câncer da próstata, primário ou recidivado.

Na oportunidade, Bendhack apresentou dados - casos e estudos científicos internacionais que corroboram para a solicitação da Sociedade Latino-Americana de Urologia para que o HIFU seja atestado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como procedimento não experimental no Brasil. O objetivo é a inclusão do HIFU no Rol da ANS e no Sistema Único de Saúde (SUS) em larga escala. O parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) para designar o procedimento como não experimental está em avaliação há pouco mais de um ano no órgão.

“A proposta do encontro foi de explicar os benefícios do procedimento que, há muito tempo, desperta atenção da comunidade científica e acompanha a evolução deste tratamento em diversas partes do mundo. Hoje, no Brasil, a prostatectomia radical e a radioterapia são os tratamentos clássicos para o câncer da próstata, os quais geram diversas sequelas na qualidade de vida do homem, tais como incontinência urinária e comprometimento da atividade sexual. A sociedade brasileira, que sempre esteve atenta aos cuidados com o câncer de mama, deve agora entender que a saúde do homem deve ter alternativas de escolha e acesso ao tratamento prostático, que proporciona bons resultados oncológicos e menores efeitos colaterais que estes clássicos”, explicou o uro-oncologista.

Ao final do encontro, Ricardo Barros indicou que o procedimento deve ser avaliado pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), órgão que assessora o Ministério da Saúde na incorporação, alteração ou exclusão pelo SUS de tecnologias em saúde.

Voltar para o índice
Pacientes que já passaram pelo tratamento HIFU

Diferente das técnicas tradicionais (radioterapia e cirurgia), que não podem ser repetidas, todo paciente tratado com o Sonablate® HIFU pode realizar o procedimento ...

saiba mais
Para um paciente que deseja realizar o tratamento focal

Quando a intenção é tratar apenas a parte doente da próstata o Sonablate® HIFU é o tratamento mais indicado.

saiba mais