Ultrassom focalizado de alta intensidade

SOBRE O HIFU

Resultados

Personalização do tratamento Devido à precisão e flexibilidade de Sonablate® HIFU, os pacientes, junto com o seu médico, podem decidir sobre um plano de tratamento personalizado para a sua doença. Confira um resumo dos diferentes níveis de personalização e seus resultados clínicos. Procedimento Padrão HIFU - Terapia Focal completa (TFC) A Terapia Focal HIFU é um tratamento de câncer de próstata em que apenas o tumor é tratado, em vez de toda a glândula da próstata. A técnica evita que estruturas importantes localizadas ao redor da próstata sejam atingidas pelas ondas ultrassônicas, o que reduz os efeitos colaterais. É mais indicada para homens com câncer de risco baixo ou intermediário, que têm um único tumor no interior da próstata ou vários tumores todos no mesmo lado da glândula. A Terapia Focal HIFU permite um procedimento mais curto, geralmente 20 a 90 minutos e um regresso mais rápido à vida normal. O procedimento padrão Sonablate® HIFU destrói toda a glândula da próstata. Este procedimento é a escolha mais adequada para pacientes que têm o tumor restrito ao órgão, o qual não está limitado a uma região discreta, interna da próstata. Os resultados clínicos de um procedimento padrão HIFU 30 mil homens tratados nos últimos 20 anos (dados de pesquisas publicados pela Universidade de Magdeburg - Janeiro de 2015) 250 pacientes tratados pelo uro-oncologista Dr. Marcelo Bendhack, sobretudo nos Hospitais Nossa Senhora das Graças (Curitiba) e Santa Catarina (cidade de São Paulo) 93% de biopsias negativas após o tratamento 83% livres de recidiva bioquímica em 8 anos 73% dos pacientes relataram manutenção da capacidade sexual (ereção) 02% de casos positivos de incontinência urinária

Conclusões:
HIFU é um tratamento potencialmente efetivo para o câncer de próstata localizado, com baixa taxa de mortalidade de câncer específica e um alto índice de sobrevida livre de metástases aos 10 anos, bem como com morbidade aceitável.
HIFU Terapia Focal Parcial (TFP) A Terapia Focal HIFU é um tratamento de câncer de próstata em que apenas o tumor é tratado, em vez de toda a glândula da próstata. A técnica evita que estruturas importantes localizadas ao redor da próstata sejam atingidas pelas ondas ultrassônicas, o que reduz os efeitos colaterais. É mais indicada para homens com câncer de risco baixo ou intermediário, que têm um único tumor no interior da próstata ou vários tumores todos no mesmo lado da glândula. A Terapia Focal HIFU permite um procedimento mais curto, geralmente 20-90 minutos e um regresso mais rápido à vida normal. Os resultados clínicos da terapia focal parcial com HIFU 95% dos pacientes mantiveram a potência sexual (definido como o retorno das ereções suficientes para a penetração sexual)
84% dos homens alcançaram a situação "trifecta" (continência urinária sem perdas, ereções suficientes para a relação sexual e evidências de doença clinicamente significante)
HIFU Terapia Focal A Terapia Focal HIFU é um tratamento de câncer de próstata em que apenas o tumor é tratado, em vez de toda a glândula da próstata. A técnica evita que estruturas importantes localizadas ao redor da próstata sejam atingidas pelas ondas ultrassônicas, o que reduz os efeitos colaterais. É mais indicada para homens com câncer de risco baixo ou intermediário, que têm um único tumor no interior da próstata ou vários tumores todos no mesmo lado da glândula. Esta forma de aplicação é mais rápida e associada a menos efeitos colateriais.
  • Bibliografia sob consulta.
Pacientes que já passaram pelo tratamento HIFU

Diferente das técnicas tradicionais (radioterapia e cirurgia), que não podem ser repetidas, todo paciente tratado com o Sonablate ® HIFU pode realizar o procedimento ...

saiba mais
Para um paciente que deseja realizar o tratamento focal

Quando a intenção é tratar apenas a parte doente da próstata o Sonablate® HIFU é o tratamento mais indicado.

saiba mais